Estamos totalmente operacionais e todos os pedidos estão a ser expedidos com normalidade

As lentes de contacto são seguras de usar? | OpticaIberica.pt

As lentes de contacto são seguras de usar?

 
 
As lentes de contacto são seguras de usar?

Quem nunca utilizou lentes de contacto tem sempre muitas dúvidas e questões sobre esse tema, de todas as perguntas frequentes a principal refere-se a segurança das lentes de contacto. As lentes de contacto são seguras de usar?.

A escolha da melhor lente de contacto para o paciente dar-se-á, conforme a orientação do oftalmologista segundo os critérios de avaliações clínicas durante a consulta como observação do formato da córnea, o problema de visão que o paciente apresenta, a graduação, a qualidade da lágrima e demais critérios clínicos serem avaliados.

Esta dúvida talvez deva-se ao facto de ao longo dos anos desde o surgimento das lentes de contacto, termos ouvido muitas relatos de pessoas que tiveram dificuldade ou passaram por situações desagradáveis na colocação, utilização ou na retirada das lentes de contacto dos olhos.

A utilização de lentes de contacto é extremamente segura, desde que o utilizador receba as orientações de um oftalmologista quanto ao tipo de lente mais adequada ao seu problema clínico, e desde que siga as orientações de utilização, conservação e limpeza de forma correcta.

É importante que o utilizador das lentes de contacto realize uma consulta de rotina com o médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano, para confirmar se as lentes de contacto que está a utilizar são as mais indicadas para o seu caso ou se será necessário um ajuste na graduação, ou até mesmo a troca de marca ou tipo de lentes, para assim garantir a saúde dos seus olhos.

O importante é utilizar o tipo de lentes de contacto correctas para o seu caso e conseguir adaptar-se a colocação e remoção das lentes de contacto dos olhos, e fazer a higienização correcta das mãos e das lentes caso sejam reutilizáveis.

Vejamos abaixo algumas das perguntas mais frequentes em relação a segurança na utilização das lentes de contacto.

É prejudicial usar lentes de contacto?

Não é prejudicial usar lentes de contacto. Se o utilizador seguir correctamente as orientações do oftalmologista sobre o tipo de lentes de contacto a serem usadas, colocação, remoção e limpeza das lentes e das mãos, não será prejudicial usar lentes de contacto.

As lentes de contacto podem fazer você ficar cego?

Usar lentes de contacto não pode fazer você ficar cego. O que poderá causar a perda da visão em alguns casos raros seria o uso incorreto das lentes de contacto.
Para utilizar lentes de contacto é preciso estar atento a algumas situações importantes para que tudo corra bem.

Limpeza e higienização: - Antes de colocar ou retirar suas lentes de contacto, o utilizador deverá lavar as mãos com água e sabão; - Se as lentes de contacto forem reutilizáveis ( quinzenais ou mensais) deverão passar por uma limpeza diária após a sua utilização. Utilize um produto adequado indicado para higienização de lentes de contacto.

Casos em que poderá perder a visão pelo uso incorrecto das lentes de contacto

* Surgimento de Queratite Ocular também conhecida como Ceratite. A Queratite Ocular pode ser ocasionada por Acanthamoeba, um protozoário encontrado em todos ambientes, principalmente em água doce e na terra. A água contaminada que entra em contacto com os olhos e as lentes de contacto podem reter a bactéria e pode ocasionar uma grave infecção pode causar cegueira parcial ou completa. Por isso as lentes de contacto não devem ser lavadas em água doce, mesmo que potável, filtrada ou água mineral de garrafa.

O mesmo cuidado deve-se ter com as caixas de armazenamento das lentes. Utilize somente as soluções indicadas para manter as boas condições de armazenamento das lentes de contacto.

Evite também a entrada de água nos olhos ao praticar natação em lagos, rios, cachoeiras, piscinas ou mar.

* A colocação incorrecta das lentes de contacto nos olhos poderá ocasionar algum trauma ou lesão na córnea, que se não identificado e tratado a tempo, poderá desencadear um problema mais grave nos olhos. Porém basta seguir as orientações recebidas, que a colocação ocorrerá correctamente e assim poderá evitar este tipo de situação.

Que lentes de contacto são melhores?

Existem no mercado diversas opções de lentes de contacto, sendo as mais vendidas as de silicone-hidrogel, também chamadas de lentes “moles” ou “gelatinosas”. Existem também as opções em lentes de contacto semi rígidas e rígidas. Qualquer uma destas opções é encontrada em várias categorias como utilização diária, quinzenal ou mensal. A escolha do tipo de lentes de contacto a ser utilizada dependerá da avaliação do oftalmologista através de um exame clínico associada ao estilo de vida do paciente. Poderá ser necessário experimentar mais de um tipo de lentes de contacto para saber qual é a melhor e qual a que se adapta ao seu estilo de vida quotidiano. Os principais factores determinantes para a escolha da melhor lente de contacto serão baseados em: - Escolha do material das lentes de contacto (rígidas, hidrogel ou hidrogel de silicone); - tipo de lente ideal ao problema clínico apresentado, miopia, hipermetropia, etc.; - Tempo de utilização, se lentes de contacto diárias, semanais, quinzenais ou mensais. - Avaliação do Preço das lentes de contacto (custo x beneficio); - Escolha da cor desejável se pretende utilizar lentes de contacto coloridas (com ou sem graduação); É importante lembrar que você deverá sempre comprar suas lentes de contacto em lojas ou sites especializados e produtos ópticos.

As lentes de contacto pioram a condição dos seus olhos?

Não. Ao utilizar as lentes de contacto correctamente com a graduação correcta e seguir todas as instruções de manuseio, conservação e limpeza, não há motivos para que a condição dos seus olhos piore. Se ao utilizar as lentes de contacto e começar a ter sintomas como dor de cabeça ou sensação de tensão ocular não hesite em contactar novamente seu oftalmologista para que seja verificado se há algum problema que possa estar a ser causado pela graduação incorrecta ou má utilização das lentes.

Pode usar lentes de contacto e óculos graduados em simultâneo?

Não. O utilizador deverá utilizar ou lentes de contacto ou óculos graduados, nunca os dois ao mesmo tempo pois ocasionará distorção da visão. Algumas pessoas optam por usar lentes de contacto apenas em ocasiões especiais ou aos fins-de-semana, e preferem a utilização dos óculos graduados para o dia a dia. É apenas uma questão de escolha e verificação de custo benefício individual.

A graduação das minhas lentes de contacto será igual a graduação dos meus óculos?

Não. Óculos graduados e lentes de contacto necessitam de prescrições diferentes, exames clínicos e dois testes diferentes. Sendo assim o utilizador de lentes de contacto não poderá converter sua prescrição de óculos de grau em prescrição de lentes de contacto e vice-versa.