Como ler a sua prescrição de Lentes de Contacto

 
 
Como ler a sua prescrição de Lentes de Contacto

O que significam os números e as letras na sua receita de lentes de contacto? Aqui pode verificar o contéudo que uma prescrição medica do seu especialista deverá conter.
Esta informação tambem poderá encontrar nas caixas das lentes de contacto.
.

A prescrição de lentes de contacto

Pode encontrar a sua receita medica na caixa de lentes de contacto

OS = Olho Esquerdo. Nesta coluna/secção, encontrará os parametros para o olho Esquerdo.

OD = Olho Direito. Nesta coluna/secção, encontrará os parametros para o olho Direito.

OU = Ambos os olhos (Os seus olhos têm exatamente os mesmos parâmetros)

PWR (ou Rx, D, F, SPH ou BVP) = Power / Sphere / Rx ou potência esférica (um número entre -30 e +30).
É o valor da sua correcção ocular. (ex., -1.50, -1,75, +1.00, +2.50, etc.). Se é míope (apenas vê objectos a curta distancia), encomende lentes com a potência esférica negativa, se consegue ver bem ao longe, encomende lentes com a potência esférica positiva.

BC (ou BOZR) = Curva Base (um número entre 8.0 e 10.0). Este será o angulo de curvatura da superficie interior das lentes de contacto. (ex.,8.0, 8.1, 8.2, etc.). Muitas lentes de contacto vêm em apenas uma curva base, muitas outras em apenas duas curvas de base e outras em várias curvas de base, por esse motivo, deverá prestar um especial cuidado quando efectuar a sua encomenda. Se a sua caixa ou prescrição disser MEDIAN em vez de um número de curva base, deverá escolher apenas 8.5, 8.6 ou 8.7.

DIA (ou TD) = Diâmetro (um número entre 13.0 e 15.0). Este será o diametro (Tamanho) das lentes de contacto. (e.g.,13.8,14.0,14.2, etc.) Muitas lentes de contacto descartáveis estão disponíveis em apenas um diâmetro; se tem apenas uma opção para o diâmetro pode seleccioná-lo com confiança.

ADD = Add power. Este será a correcção adicional para as lentes multifocais. É a quantidade necessária de potência esférica (+) adicional para a correcção da presbiopia (potência multifocal acrescentada para distâncias ao perto). O valor ADD é utilizado apenas para lentes multifocais. Lentes Multifocais podem incluir um valor numérico "Adicção / ADD Power" (ex, +2.00 ou +1.50 etc.) para ampliação, ou a caixa das lentes simplesmente dirá ”Low”, "Medium" ou ”High” no poder de ampliação.

Para pessoas com astigmatismo, existem tambem os seguintes parametros:

Pode encontrar a sua receita medica na caixa de lentes de contacto para astigmatismo

CYL (ou ZYL) = Potência cilíndrica (um número entre -4.00 e +4.00). É o valor para o astigmatismo (e.g.,-0.75,-1.00,-1.25, etc.)

Axis (ou Axes, AX ou X) = Eixo um número entre 0 e 180 (o numero 0 = o mesmo que 180). Esta será a orientação/ localização para o astigmatismo (e.g., 180,160,90, etc.)

A potência cilindrica e o Eixo encontram-se geralmente separados por a letra × podem ser lidas como "vezes" (exemplo: -0.75x160). Outro exemplo: -2.00/-0.75x170 significa potência esférica -2,00, potência cilíndrica -0,75 e eixo 170.
As lentes para astigmatismo serão as lentes "Toricas".

A potência de uma lente de contacto não é a mesma da lente dos óculos.

A potência de uma lente de contacto, não é geralmente, a mesma da lente dos óculos. E isso deve-se ao facto de a lente de contacto estar colocada sobre o olho, enquanto os óculos estão a uma distância de 10-14 mm à frente do olho.
Em adição à potência das lentes de contacto, uma prescrição medica contêm informações adicionais relacionadas com o tamanho das lentes.

Todas as lentes de contacto dentro de uma caixa são idênticas.

Se utilizar a mesma receita em cada olho vai precisar encomendar pelo menos uma caixa. Se utilizar uma receita diferente em cada olho vai precisar encomendar pelo menos uma caixa para cada olho.