É possível limpar as Lentes de Contacto com Água?

 
 
É possível limpar as Lentes de Contacto com Água?

Não. As Lentes de Contacto não devem ser limpas com água de torneira, potável, fervida ou mineral. Embora a água de torneira pareça uma opção prática e segura para higienizar as suas lentes, isso não é verdade. A água doce é o habitat de uma série de micro organismos incluindo bactérias, protozoários, fungos e outros elementos que podem agarrar-se as suas lentes de contacto e ocasionar graves infecções oculares.

Uma dessas infecções é a Queratite Ocular ocasionada pela inflamação da córnea que pode ser provocada por um parasita microscópico chamado Acanthamoeba encontrado em águas doces, e um dos responsáveis pela contaminação frequentemente das lentes de contacto.
.

Higienização das Lentes de Contacto

As lentes de contacto devem passar por um processo cuidadoso de higienização com líquidos apropriados para este fim. As soluções para limpeza de lentes de contacto contêm agentes de limpeza especiais que são adequados a preservação da integridade das lentes e da saúde dos seus olhos.

Produtos para higienização de lentes de contacto incluem também produtos de limpeza enzimáticos e líquidos de remoção de proteína de uso diário. O uso destes produtos vai depender do tipo de lente que o paciente utilizará. Limpador enzimático serve para a remoção de proteínas de suas lentes de contacto normalmente de uso quinzenal, mensal ou uso prolongado.

Também existem produtos para olhos sensíveis ideais para pessoas que apresentam reacções alérgicas a soluções para lentes de contacto.

Essas alergias podem surgir mesmo depois de muito tempo a utilizar os mesmos produtos sem apresentar qualquer problema. Geralmente, optar por uma rotina de cuidados com produtos livres de conservantes elimina o problema.

Seu médico oftalmologista irá indicar-lhe quais os produtos de limpeza são os mais adequados ao seu tipo de lentes de contacto, e como deve proceder correctamente para a higienização e manutenção das lentes de contacto.

Passos básicos para a limpeza das lentes de contacto

• Limpar
• Enxaguar
• Armazenar as lentes em solução de lentes de contacto.

Existem produtos específicos para cada um desses passos, e também existem soluções multifuncionais que num só passo realizam todo o processo de higienização das lentes de contacto, enxágue, desinfecção e armazenamento de suas lentes de contacto. Para tanto siga as orientações dadas pelo oftalmologista para realizar o procedimento correcto da limpeza das lentes de contacto e manter a saúde dos seus olhos.

Independentemente dos produtos para cuidados com lentes de contacto que for utilizar:

• Nunca limpe suas lentes de contacto com água;
• Não encoste a ponta do frasco da solução de limpeza em qualquer superfície;
• Higienize também os acessórios de suas lentes de contacto como o estojo da lente;
• Descarte suas lentes de contacto como a recomendação de uso, nunca reutilize por mais uma vez as suas lentes de contacto diária;
• Se utiliza lentes de contacto quinzenais, mensais ou de uso prolongado, limpe e desinfecte suas lentes de contacto todos os dias, seguindo os procedimentos indicados.

Enfatizamos, jamais limpe as suas Lentes de Contacto com água, se seguir sempre correctamente os passos de higienização indicados pelo seu oftalmologista, dificilmente terá algum problema com o uso das lentes de contacto.