Diferenças entre Lentes de Contacto hidrogel e silicone hidrogel

 
 
Diferenças entre Lentes de Contacto hidrogel e silicone hidrogel

Existem dois grupos de lentes de contacto, gelatinosas que são moles e tem grande maleabilidade, e as lentes de contacto rígidas que como o próprio nome diz são duras. As lentes hidrogel e silicone hidrogel são lentes macias e flexíveis produzidas a partir de hidrogel, um material com textura gelatinosa, composto por polímeros insolúveis que contêm uma grande quantidade de água. Actualmente, mais de 90% do mercado de consumo deste produto óptico é composto por lentes de contacto gelatinosas, onde os modelos de descarte diário, ou seja, as lentes de contacto utilizadas somente um dia, são as preferidas pelo público utilizador de lentes. As lentes de contacto gelatinosas podem ser de descarte diário, quinzenal, bimestral, mensal ou anual.

A escolha da melhor lente de contacto para o paciente dar-se-á, conforme a orientação do oftalmologista segundo os critérios de avaliações clínicas durante a consulta como observação do formato da córnea, o problema de visão que o paciente apresenta, a graduação, a qualidade da lágrima e demais critérios clínicos serem avaliados.

Diferenças entre lentes de contacto de hidrogel ou silicone hidrogel

As lentes de contacto gelatinosas são subdivididas entre as lentes de contacto de hidrogel e as lentes de contacto que contém em sua composição silicone e hidrogel, embora haja variações de material utilizados no fabrico entre as diversas marcas existentes no mercado.

Lentes de contacto de Hidrogel

Lentes de contacto de Hidrogel convencionais são feitas de hidrogel, ou seja a base de gel e água, um material hidrofílico, característica do material que absorve água. Desta forma as lentes de contacto de hidrogel convencional, absorvem e retém mais a lágrima podendo ocasionar olhos secos, e desta forma tornar-se desconfortável a utilização para quem não possui uma boa qualidade de hidratação ocular natural.

Lentes de contacto de Hidrogel de Silicone

Originalmente concebido para uso prolongado, Hidrogel de Silicone é agora utilizado para todos os tipos de lentes gelatinosas.
As lentes de contacto de hidrogel são altamente porosas e absorventes, são feitas a base de hidrogel comum, porém contendo o silicone, são mais vantajosas com relação aos outros materiais por serem mais confortáveis, pois retém menos a lágrima, deixando os olhos naturalmente lubrificados e aumentando a sensação de conforto.

Esse efeito confortável deve-se ao siloxane (sil(icon) + ox(ygen) + (meth)ane), composto a base de silicone que associado ao hidrogel, permite o fabrico de lentes de contacto com alta transmissibilidade de oxigénio, cuja hidratação não necessitará tanto da lágrima.

O hidrogel de silicone contribui para que suas lentes permaneçam hidratadas durante todo período de utilização, permite que até cinco vezes mais oxigénio penetre através das lentes de contacto e atinja a superfície e a córnea do olho em comparação com as lentes de contacto de hidrogel padrão, evitando desta forma o surgimento de hipoxia, condição clínica que apresenta baixa concentração de oxigénio no olho e que poderá ocasionar olhos vermelhos, visão turva, e aumento de infecções.

Os benefícios das lentes de silicone hidrogel

• Maior nível de conforto e hidratação ao longo do dia
• Podem ser usadas com mais conforto por períodos mais longos.
• Ideais para quem passa muito tempo a frente do computador, pois ajuda a manter os olhos hidratados.
• Perfeitas para as lentes de contacto de uso prolongado, sem a necessidade de remoção, por um período fixo de tempo de uma semana ou um mês.
• Não necessita da remoção e limpeza diária se optar por utilizar lentes de contacto de uso prolongado.

O oftalmologista é quem deverá indicar e orientar sobre qual tipo de lentes de contacto se adapta a cada paciente segundo as suas necessidades clínicas. Siga as orientações médicas correctamente.