Mitos e Verdades Sobre Lentes de Contacto Coloridas

 
 
Mitos e Verdades Sobre Lentes de Contacto Coloridas

Quando utilizamos lentes de contacto coloridas com graduação (com correção da visão), lentes de contacto coloridas sem graduação (lentes cosméticas sem correção da visão), ou lentes de contacto incolores, sempre surgem pequenas dúvidas. Abaixo esclarecemos alguns pontos importantes para que você possa informar-se sobre algumas questões essenciais como por exemplo quem pode utilizar lentes de contacto coloridas, higienização, cuidados a ter na conservação, etc. .

Crianças podem usar lentes de contacto coloridas

Verdade. Crianças e adolescentes podem usar lentes de contacto coloridas seguindo a indicação médica. Em alguns casos a utilização de lentes de contacto coloridas são destinadas a corrigir algum problema de visão, disfarçar ou camuflar alguma alteração existente no olho da criança, como por exemplo uma mancha na íris ou outra deficiência estética como por exemplo a heterocromia, anomalia genética na qual o indivíduo apresenta olhos de cores distintas, ou duas cores em um mesmo olho. Crianças que praticam desportos também podem utilizar lentes de contacto.

Só posso usar lentes de contacto se preciso de correcção visual o tempo todo

Mito. O utilizador poderá fazer uso das lentes de contacto coloridas com ou sem graduação, ou lentes de contacto incolores com graduação, em seu dia a dia e também durante um evento festivo, durante a prática de desportos, e em outras ocasiões que julgar necessário.

Utilizar lentes de contacto coloridas dá dor de cabeça

Mito. Se o utilizador comprou as lentes de contacto coloridas indicada correctamente pelo oftalmologista, fez todo o procedimento correcto, não há por que sentir dor de cabeça ao usá-las. A dor de cabeça só ocorre se as lentes de contacto coloridas estiverem com a graduação errada.

Ao usar lentes de contacto coloridas vou ver os ambientes em cores diferentes

Mito. A utilização das lentes de contacto coloridas não mudará em nada a forma como o utilizador irá ver os ambientes, dado que a coloração da lente de contacto ficará apenas sobre a superfície da íris, não afectando a pupila, abertura circular negra no centro da íris que deixa entrar a luz.

Não é necessário limpar as lentes de contacto coloridas

Mito. Se optar por lentes de contacto de utilização mensal, tri-mensal ou anuais, deverá proceder com o processo de limpeza diário com o líquido desinfectante indicado para a sua lente de contacto. Se optar por lentes diárias, não será preciso limpa-las pois irá descarta-las ao fim do dia de utilização.

Se utilizar lentes de contactos coloridas não posso utilizar colírios/gotas oftálmicas

Mito. Sim poderá utilizar colírios sempre seguindo a indicação do seu oftalmologista e um colírio destinado ao problema que se apresenta no momento como por exemplo síndrome do olho seco onde não existe a produção de lágrimas em quantidade suficiente ou, então, as lágrimas apesar de serem suficientes não possuem a qualidade necessária para manter os olhos lubrificados.

Se utilizar lentes de contacto coloridas não posso utilizar maquilhagem

Mito. Poderá sim utilizar maquilhagem. Dê preferência a cosméticos hipo alérgicos ou específicos para utilizadores de lentes de contacto. A máscara para pestanas, também conhecida como rímel e o eyeliner devem ser à prova de água. Não utilize sombras em creme ou oleosas.

As lentes de contacto coloridas podem cegar os olhos

Mito. Lentes de contacto coloridas não cegam os olhos. Desde que o utilizador compre as lentes de contacto indicadas pelo oftalmologista e siga correctamente as instruções de uso e limpeza, não corre nenhum risco de perder a visão.

As lentes de contacto podem ficar coladas no olho

Verdade. Caso o utilizador tenha tendência a ter olhos secos, sim a lente de contacto poderá ficar “colada” ao olho, porém não se desespere pois a colocação de um colírio/gotas oftálmicas, fará com que ela se desprenda naturalmente.

As lentes de contacto não podem entrar em contacto com a água

Verdade. As lentes de contacto não podem estar expostas a nenhum tipo de água, nem doce e nem salgada. Um género de ameba denominada de Acanthamoeba, que existe na água doce poderá ficar agarrada a lente de contacto e causar uma infecção no olho que pode até cegar. Na água salgada do mar há milhares de micro organismos que podem ocasionar sérias infecções, assim como o suor podem estragar suas lentes de contacto.

Nem todas as pessoas podem usar lentes de contacto

Verdade. Para algumas pessoas não é indicado a utilização das lentes de contacto coloridas ou incolores. Pessoas que apresentem algum tipo de alergia a alguns componentes, algum tipo de inflamação ocular, devem evitar o uso de lentes de contacto. O oftalmologista dará toda orientação necessária ao paciente sobre qual a solução indicada para o problema visual apresentado.

Existem vários tipos de lentes de contacto

Verdade. Há vários tipos de lentes de contacto coloridas com graduação ou sem graduação apenas para efeito cosmético, e lentes de contacto incolores com graduação destinada a correcção de algum problema de visão como miopia, astigmatismo.
Basicamente podemos dizer que as lentes de contacto são divididas em lentes gelatinosas (lentes moles) e lentes rígidas. Como já citado a indicação de um tipo ou outro (gelatinosa ou rígida) será feita pelo oftalmologista de acordo com o problema visual apresentado pelo paciente.

Com o passar tempo as lentes de contacto coloridas ou não, perdem a graduação

Mito. As lentes de contacto coloridas ou incolores não perdem a graduação, principalmente porque hoje em dia a maioria das pessoas utiliza lentes de contacto descartáveis para uso diário, mensal, etc. Sendo assim estará constantemente a comprar novos kits de lentes, não havendo portanto o desgaste que havia nas antigas lentes de contacto tradicionais que embora limpas diariamente, eram usadas por mais de um ano; e com o passar do tempo apresentavam um desgaste devido ao tempo prolongado de utilização.