Quais lentes de contacto são melhores: Diárias ou Mensais?

 
 
Quais lentes de contacto são melhores: Diárias ou Mensais?

Quem pretende começar a utilizar lentes de contacto ou até mesmo quem já é utilizador há algum tempo sempre tem este tipo de dúvida, quais as lentes de contacto são melhores? As lentes de contacto de uso diário ou mensal?.

A escolha de qual tipo de lentes de contacto utilizar será realizada em conjunto com o seu oftalmologista que através de uma avaliação clínica durante a consulta poderá orientar quais os tipos mais indicados ao paciente segundo os seus problemas clínicos, necessidades individuais, bem como estilo de vida diário.

O importante é estar consciente que a escolha da lente de contacto está relacionada a sua saúde e portanto neste item o essencial é encontrar um tipo de lente de contacto que se adapte a sua vida diária, e que também tenha um preço acessível ao seu bolso.

Diversas marcas de lentes de contacto oferecem opções de lentes diárias, quinzenais e mensais.

Lentes de contacto de uso diário

Como o próprio nome já diz, lentes de contacto diárias são lentes que serão utilizadas apenas por um dia. Pela manhã o utilizador colocará um par de lentes de contacto novo e ao fim do dia, estas lentes serão descartadas, ou seja, não deverão ser utilizadas novamente.

As lentes de contacto de uso diário são extremamente higiénicas e por não serem reutilizáveis, reduzem o surgimento de infecções oculares. São práticas pois não exigem a limpeza diária como exigirão as lentes que poderão ser reutilizadas, como as lentes de contacto de uso mensal.

Lentes de contacto de uso mensal

As lentes de contacto mensais são descartadas de acordo com as recomendações do fabricante. Poderão ser utilizadas durante um mês todo e são lentes que exigem um cuidado especial, pois necessitam de limpeza e desinfecção todos os dias com produtos apropriados a este fim.

A validade das lentes de contacto mensais inicia a partir do momento em que as embalagens das lentes de contacto são abertas, independentemente de as usar ou não; portanto se abrir a embalagem de protecção das lentes terá apenas 30 dias de validade, sendo ou não utilizadas.

Quais lentes de contacto são melhores: Diárias ou Mensais?

Mas afinal então quais lentes de contacto são melhores: Diárias ou Mensais? Alguns pontos importantes a serem analisados podem ajudar a escolha do tipo de lentes de contacto que deverá comprar.

A partir do princípio de que o oftalmologista irá orientar-lhe da melhor forma possível, observe algumas características individuais das lentes.

Lentes de contacto diárias:

• Não haverá desperdício, pois o utilizador escolherá os dias em que irá utilizar. Por serem em embalagens individuais, abre-se no dia que pretende usar, ao contrario das lentes de uso mensal que ao terem a embalagem abertas já tem o prazo de validade a decorrer e termina após os 30 dias de abertura da mesma.
• Higiénicas, por serem utilizadas só um dia e descartadas ao fim deste dia, não necessitam de limpeza diária nem utilização de qualquer produto para este fim. Porém esta característica reduz sensivelmente o número de ocorrências de infecções ou inflamação oculares.
• Praticidade é a palavra-chave, as lentes de contacto diárias são ideais para quem tem pouco tempo para dedicar-se a limpar as lentes diariamente e para pessoas que praticam desportos.

Lentes de contacto mensal:

• Mais baratas, as lentes de contacto mensal podem ter um preço mais acessível que as lentes de contacto diárias, já que a quantidade de lentes a serem compradas são menores.
• Necessitam de limpeza diária com produtos destinados a este fim, o que implica um gasto maior na compra deste produtos. Estar atento ao processo de limpeza evitará o surgimento de infecções ou inflamações oculares.
• O utilizador deverá ter atenção ao armazenamento correcto após a utilização das lentes mensais ao fim do dia. Siga as orientações do fabricante e mantenha as embalagens originais.
• Requer que o utilizador dedique um tempo do seu dia a dia para os cuidados básicos de conservação e limpeza das lentes de contacto mensais.

Juntamente com o seu oftalmologista ficará mais fácil o utilizador decidir qual o melhor tipo de lentes de contacto se adapta ao seu dia a dia, se a diária ou a mensal.