Quais são os tipos de colírios e gotas para os olhos?

 
 
Quais são os tipos de colírios e gotas para os olhos?

O colírio é um tipo de medicamento composto por substâncias químicas com determinadas funções para tratar diversos problemas oculares como olhos secos, alergias, desconforto ocular, conjuntivite, inflamações, infecções e problemas mais graves.

O tipo de colírio a utilizar depende do problema a ser tratado e só deverá ser utilizado mediante a prescrição do oftalmologista. Saiba que a utilização errada de colírios podem levar a cegueira total.

Alguns colírios ou gotas para os olhos podem ser comprados em farmácias sem prescrição médica, são os chamados de «Lágrimas Artificiais» ou «Gotas Hidratantes», neste caso estes produtos são destinados a tratar condições leves e transitórias como por exemplo olhos secos.

Importante lembrar que ao sentir qualquer desconforto ocular o ideal é passar por uma consulta médica com o oftalmologista, já que por vezes um simples olho vermelho pode ser o sintoma de algum problema mais sério, e somente o médico que poderá avaliar esta situação. .

Os principais tipos de colírios e gotas oculares que existem são:

Colírios lubrificantes, Lágrimas Artificiais, Gotas Hidratantes:

São gotas hidratantes para tratar olhos secos e má qualidade da lágrima, resultado da idade avançada ou excesso de utilização de computadores, telemóveis, etc.

Colírios para Glaucoma:

São colírios destinados unicamente a pessoas que tenham Glaucoma e tem como objectivo reduzir a pressão intraocular, são utilizados diariamente e por tempo indeterminado, sendo o uso apenas ser suspenso mediante a orientação médica.

Colírios Anti-inflamatórios:

Colírios anti-inflamatórios são utilizados no tratamento de condições oculares especiais como tratamento de conjuntivite viral, crónica ou uma inflamação na córnea.

Colírios Antibióticos:

Utilizados para tratar infecções nos olhos como por exemplo as conjuntivites bacterianas. Colírios com antibiótico quase sempre estão associados a anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação e desconforto causado pela infecção.

Colírios Antialergénicos:

São colírios indicados para problema de conjuntivite alérgica, e tem como objectivo aliviar os sintomas de coceira, vermelhidão e inchaço.

Colírios Anestésicos:

Os colírios anestésicos como o nome já diz, anestesiam a região ocular e geralmente são utilizados apenas em procedimentos médicos oftalmológicos.

Colírios descongestionante:

São os colírios vasoconstritores, utilizados para descongestionar e lubrificar os olhos, indicados para o alivio de irritações e vermelhidão causadas corpos estranhos, sol, poeira, fumo, água do mar ou piscina, etc.

Lembre-se nunca utilize colírios sem prescrição médica, siga as orientações médicas e tudo correrá pelo melhor.