Síndrome de visão ao computador.

 
 
Síndrome da visão ao computador

À síndrome da visão ao computador, também conhecida como CVS, do inglês "Computer Vision Syndrome", é uma recente condição médica que surgiu nos últimos anos devido ao excesso de utilização do computador por períodos prolongados e ininterruptos. Afeta entre 9 a 10 pessoas que passam três horas ou mais por dia à frente do de um ecrã.

Embora não seja uma doença como tal, afeta adultos e crianças e ocasiona alguns problemas físicos como fadiga ocular associada a outros sintomas como dores musculares, dores de cabeça e em alguns casos graves até mesmo náuseas e enjoos frequentes.

Causas da Síndrome da visão ao computador

A causa da síndrome da visão ao computador, está relacionada a tensão muscular com origem na diminuição do reflexo de piscar os olhos enquanto se trabalha durante longos períodos com o foco dos olhos em um ecrã de computador. Não só os músculos dos olhos ficam tensos, mas os músculos da cabeça, pescoço e face são afectados com o uso prolongado do computador e por estarem muito tempo na mesma posição. Dormir poucas horas por noite também pode agravar ainda mais a da síndrome da visão ao computador, já que nossos olhos necessitam de horas de descanso para recuperar de muitas horas de esforço visual à frente de um ecrã.

A redução do número de piscadas enquanto estamos a frente do ecrã de um computador, tensionam o músculo ocular. Ao concentrarmos o nosso foco de visão ao ecrã do computador, piscamos menos e consequentemente nossos olhos ficam mais secos e sem a lubrificação natural. A frequência de piscar os olhos em seres humanos é, normalmente, de 16 a 20 vezes por minuto, porém em pessoas que trabalham continuamente a olhar para um ecrã, este número cai para 6 a 8 piscadas por minuto, o que ocasiona o ressecamento dos olhos.

A utilização de lentes de contacto também contribui para que os olhos fiquem mais secos, condição se associada ao excessivo número de horas frente ao computador, agravam a condição da síndrome da visão ao computador.

Quais são os sintomas da síndrome da visão ao computador?

• Olhos secos e irritados
• Dores de cabeça
• Tensão muscular
• Visão dupla ou distorcida
• Dor ao redor dos olhos
• Tensão e dor do pescoço e parte superior das costas

Utilizadores de lentes de contacto podem notar ainda mais os efeitos do trabalho ao computador se não piscarem os olhos suficientemente.

A síndrome da visão ao computador é permanente?

A síndrome da visão ao computador não é permanente. Alterações nos hábitos de trabalho, e a diminuição de tempo de permanência a frente do ecrã do computador revertem os sintomas. Recomenda-se pausas de descanso de 10 minutos a cada 30 minutos de trabalho. Durante estes 10 minutos, levante-se da cadeira, faça movimentos de alongamento com os braços e procure uma janela para olhar para o horizonte. Caso isso não seja possível utilize a "regra inglesa dos 20-20-20": a cada 20 minutos, focar os olhos em um objecto a 20 pés (6 metros) de distância durante 20 segundos. Feche os olhos por alguns segundos e depois abra lentamente, faça esse exercício varias vezes.

Tratamento da síndrome da visão ao computador

Não existe um tratamento específico para a síndrome da visão ao computador, não foram identificadas até ao presente momento, complicações mais graves associadas a esta condição física temporária. Os sintomas diminuirão a partir do momento em que a pessoa diminua o tempo de utilização do computador e passe a seguir as indicações de relaxamento muscular.

É importante tomar medidas preventivas, pois a condição pode afectar a vida e a carreira de uma pessoa. Como parte das medidas de tratamento, um oftalmologista poderá verificar mediante um exame clínico se existem outros distúrbios ou problemas visuais que estejam a potencializar ou piorar os sintomas da síndrome da visão ao computador.

Dicas amenizar os sintomas da síndrome da visão ao computador ao longo do dia

• A cada 30 minutos dê uma pausa de descanso aos olhos
• Use a regra 20-20-20
• Pisque com mais frequência
• Tome pelo menos 1 litro de água durante o dia
• Escolha bem as suas lentes de contacto; Escolha um material para lentes de contacto que retenha a humidade e minimize estes efeitos.
• Peça indicação ao seu oftalmologista sobre qual colírio pode utilizar para lubrificar seus olhos durante o dia
• Posicione a tela levemente abaixo da sua linha de visão
• Durma ao menos 8 horas por noite e tente seguir uma rotina de horários para deitar-se e levantar-se
• Feche os olhos por alguns segundos e depois abra lentamente, faça esse exercício varias vezes.

Os óculos de computador são eficazes?

Actualmente existem no mercado óculos com lentes azuladas que prometem ajudar a evitar o cansaço dos olhos depois de uma longa exposição ao ecrã do computador. Supostamente as lentes destes óculos ajudariam a reduzir a luminosidade do ecrã do computador, bloquearia os tons violeta e protegeria os olhos da acção dos raios ultravioleta.

Embora este acessório esteja na moda, a sua eficácia ainda não foi comprovada. Alguns especialistas indicam que a síndrome da visão ao computador poderá também ser ocasionada por outras condições clínicas do paciente como uma inflamação nas pálpebras, problemas nas glândulas lacrimais ou até mesmo um mau posicionamento diante do ecrã, para além de única e exclusivamente a exposição excessiva a luz azul ou aos tons violeta emitidos pelo ecrã do computador.